
Por Karem Moraes
É plausível notar, porém,que nem sempre os garotos-propaganda aparecem nos meios de comunicação com o intuito de lucrar ou “se mostrar”.Pelo menos,não diretamente.
Exemplo disso são os artistas que aparecem em comerciais de ações sociais sem cobrar cachê e “trocam” sua imagem em prol de uma atitude benevolente. Descobrem que já possuem dinheiro e fama o suficiente para si e para os outros como ocorre também nos Estados Unidos com o casal Angelina Jolie e Brad Pitt, que além de sua filha biológica possuem três filhos adotivos:Maddox, Zahara e Pax(respectivamente um cambojano,um etíope e um vietnamita.).Angelina dá assistência a vários países pobres da África e Ásia,e como embaixadora da Boa Vontade da ONU,viabiliza a promoção de leis que ajudem os mais necessitados, priorizando isso ao invés de aparecer apenas num comercial de creme pra cabelo ou num filme de duas horas.
Garotos-Propaganda envolvidos com a filantropia são bem vistos na sociedade, ganham credibilidade e confiança dos receptores, e assim viram um “prato cheio” para a Indústria Cultural,que reconhece nessas celebridades o grande poder de persuasão que elas possuem.Porém,quando estas se propõem prioritariamente a atitudes conscientes,direcionando a propaganda em prol de uma causa social,percebemos que a credibilidade da fonte muitas vezes não está completamente rendida à lógica capitalista que rege o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário