Por Isabella Mendes & Felipe Pereira
“Comunidade” é uma dessas palavras que transmitem uma sensação boa: é bom “pertencer a uma comunidade”, “estar em comunidade”.(BAUMAN, 2003, capa).
Os conceitos de comunidade surgiram na modernidade, as pessoas se agrupam à espera de compreensão, de poder compartilhar gostos e vontades. Esperam encontrar pessoas que se identifiquem com elas e possam contribuir para seu bem-estar social.
O fundamento primordial de uma comunidade é a existência de características comuns entre as pessoas, fazendo com que estas desenvolvam uma sensação de pertencimento e participação efetiva, é o que a difere de um simples agrupamento. Hoje, o indivíduo, sob influência do bombardeio de informações provenientes dos meios de comunicação, já não se sente preso às suas raízes, tendo liberdade de escolher a comunidade que deseja pertencer, mesmo sofrendo influências da cultura da localidade em que nasceu. Com isso, o indivíduo participa de um processo de “transporte” da cultura de uma comunidade a outra.
Para fortalecer ou unir os membros dessa comunidade, o sentido de territorialidade passou a ser não apenas geográfico, mas também simbólico, através dos meios telemáticos, mais precisamente a internet.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário